Com alegria, o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, celebra nesta terça-feira, 8 de novembro, Santa Missa em Ação de Graça aos 120 anos do ex-presidente da República e ex-governador de Minas, Juscelino Kubitschek (JK). A Celebração será, às 17 horas, com a presença de Maria Estela Kubitschek Lopes e Jussarah Kubitschek Lopes, filha e neta de Juscelino, que virão especialmente do Rio de Janeiro.
A Academia Mineira de Letras também tem uma programação em homenagem aos 120 anos de Juscelino Kubitschek. Nesta segunda-feira (7), uma sessão solene será realizada na entidade com diversas palestras. O professor João Antônio de Paula irá falar sobre ‘JK e o desenvolvimento’, enquanto o arquiteto e urbanista Maurício Campomori reflete sobre arquitetura e urbanismo e o acadêmico Ângelo Oswaldo apresenta a palestra ‘Um modernista no poder’.
JK foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945, passou pelo Governo de Minas Gerais de 1951 a 1955 e ocupou a Presidência da República do ano de 1956 a 1961. O conjunto arquitetônico da Pampulha foi um projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a convite do prefeito Juscelino Kubitschek que visava a modernização arquitetônica de Belo Horizonte.