Paróquia

Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis

07h
- Santa Missa

10h30
- Santa Missa
18h
- Santa Missa
Todo dia 4

17h - Bênção dos animais

18h - Missa Votiva (quando coincidir com o domingo, será celebrada às 18h)

Pastoral do Dízimo

Caminho de comunhão, participação e missão da pastoral do dízimo.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral e do Secretariado Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, realizará o Plano de Ação da Pastoral do Dízimo para os anos de 2023 e 2024, CAMINHO DE COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO, associado às iniciativas já previstas nos calendários do próprio secretariado, das paróquias, foranias e regiões episcopais. Aconteceu no sábado, 25 de março, o Encontro Arquidiocesano com as lideranças regionais e forâneas da Pastoral do Dízimo, onde foram apresentadas as iniciativas e indicadas as ações a serem realizadas nas respectivas instâncias dando início ao plano pastoral CAMINHO DE COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO.

Estão planejadas outras atividades:

Em 2023:

  • Meses de maio e junho - Encontros nas foranias organizados pelas regiões episcopais.
  • Meses de julho, agosto e setembro – Realização de três encontros nas paróquias (organizados pelas próprias paróquias).
  • Dia 30 de setembro – Encontro Arquidiocesano para celebração e fechamento desse primeiro ciclo do projeto, assim como lançamento da Campanha de Conscientização do Dízimo 2023.
  • Meses de outubro e novembro – Análise dos resultados (foranias e regiões): diagnóstico, avaliação e novas proposições a partir da escuta atenta do caminho percorrido.

Em 2024:

  • 1º Semestre – Encontros nas Regiões Episcopais com retorno do processo realizado.
  • 2º Semestre – Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.

Para apoiar e orientar o projeto, estão sendo preparados alguns materiais de apoio e ações estratégicas:

  • Subsídio (livreto) Clique e Faça o Download
  • Formulários eletrônicos
  • Estratégias de comunicação
  • Reuniões de acompanhamento com as equipes nos diversos níveis
  • Reuniões de Assessoria

Em breve mais informações, bem como materiais de apoio e orientações, serão divulgadas e publicadas aqui.

Dimensões

dimensão religiosa e eclesial

Dimensão Religiosa e Eclesial:

CELEBRAR

O sentido comunitário realiza e reforça a dimensão pessoal de cada cristão em uma Igreja sinodal. Os fiéis reúnem-se em assembleia para celebrar e testemunhar o Cristo ressuscitado. O dizimista, com o seu dízimo, contribui para a manutenção do Templo e o funcionamento das estruturas eclesiais que propiciam o encontro, a oração e a vivência dos sacramentos. Todos são chamados a contribuir, generosamente, com o dízimo para que a comunidade disponha do necessário para melhor celebrar.

dimensão religiosa e eclesial

Dimensão Missionária:

EVANGELIZAR

O dizimista assume, com protagonismo a missão de evangelizar recebida no seu Batismo. A Evangelização acontece na promoção do encontro das pessoas com Jesus. A comunidade, portanto, é por sua natureza missionária. Parte do dízimo é reservado para as ações evangelizadoras, sendo aplicado: na catequese das crianças e dos jovens; na formação dos futuros presbíteros, dos leigos e leigas que atuam nas diversas pastorais da Igreja; em subsídios para as missões e muito mais.
O dízimo dá condições à Igreja para estar sempre em saída.

dimensão religiosa e eclesial

Dimensão Social:

PARTILHAR

Uma das características das primeiras comunidades cristãs era que “não havia necessitados entre eles”, pois tudo “era distribuído conforme a necessidade de cada um” (At 4,34 e 35). “Ao reconhecerem a autenticidade do ministério de Paulo, os Apóstolos pediram que não se esquecesse dos pobres” (cf. CNBB, Doc. 106, n. 9). Ser dizimista é participar ativamente do cuidado com toda Igreja, especialmente, com os mais necessitados, pois parte do dízimo a Igreja destina para as ações sociais e para a execução de projetos que geram transformação e promoção humana.

Notícias

Campanhas

“Novembro é o mês em que todas as paróquias e comunidades de fé são convidadas a realizar ações de conscientização sobre a importância do dízimo para a Igreja e sua missão.

Com o tema "Dízimo, partilhar é servir com amor" e o lema “O maior dentre vós deve ser aquele que serve”(Mt 23,11), a campanha do dízimo foi apresentada durante o Encontro Arquidiocesano Caminho de Comunhão, Participação e Missão da Pastoral do Dízimo. A iniciativa terá início em novembro, seguindo até outubro de 2024.

Como forma de apoiar e incentivar, a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral e Secretariado Arquidiocesano do Dízimo, disponibiliza diversos materiais para a utilização das paróquias. Dentro do conteúdo vale destacar os Roteiros Semanais, com sugestões para cada fim de semana, além dos Encontros Bíblicos, preparados com o tema da Campanha do Dízimo, ambos para o mês de novembro.

Artigos

dimensão religiosa e eclesial

O dizimista vê, sente compaixão e cuida

Por meio do dízimo, que é uma contribuição motivada pela fé, os fiéis vivenciam a comunhão, a participação e a corresponsabilidade na evangelização.

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

A prática do dízimo e a cidadania

O dízimo não serve apenas para fortalecer o setor econômico das paróquias, ele tem a propriedade de formar cidadãos …

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

Pastoral do Dízimo busca a interação com outras pastorais

Este é o desafio na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia: fortalecer o trabalho conjunto, envolvendo as demais pastorais em sua ação evangelizadora.

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

Dízimo: gratidão, fé e encontro com Deus

O coração humano, movido pela gratidão, reconheceu a importância do criador. Tudo é do Pai! Assim, nasceu o dízimo. Uma resposta amorosa de quem se sentiu amado…

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

Dizimistas garantem manutenção da Paróquia São Bernardo e promovem a evangelização

A Pastoral do Dízimo na Paróquia, situada na região norte de BH, conta com a dedicação de 45 agentes atuantes.

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

Dízimo, expressão de alegria

Ser dizimista, partilhar com alegria, é uma forma de dar sequência à Missão de Jesus, contribuindo com o processo de evangelização.

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

O que pode ser considerado dízimo?

O tempo dedicado aos trabalhos da Igreja pode ser considerado dízimo? Esse é um assunto que gera bastante dúvida quando se reflete sobre o dízimo.

Saiba Mais
dimensão religiosa e eclesial

Uma corda e um balde

Algumas pessoas ficam surpresas quando digo, em minhas pregações, que o Dízimo transcende as questões financeiras. Ele alcança um nível de intimidade com Deus que nos revela o Reino pela missão.

Saiba Mais

Assista a mensagem de Dom Walmor

Dedicada à Pastoral do Dízimo:

Contato

Secretariado Arquidiocesano do Dízimo

Telefone: (31) 3269-3195
E-mail: dizimo@arquidiocesebh.org.br
WhatsApp: (31) 98679-2663
Instagram: @pastoraldizimobh
Facebook: /pastoraldizimobh
Youtube: Pastoral do Dízimo BH
Site

Voltar
ao Topo